Sobre os anúncios automáticos do Google Adsense

Sobre os anúncios automáticos do Google Adsense

Quer saber mais sobre os anúncios automáticos do Google Adsense? Vou compartilhar nessa publicação minha experiência com esse formato, então leia até o final.

Confesso! Sou novato nesse negócio de Google Adsense. É verdade! Trabalho com websites faz bastante tempo, mas ainda não tinha trabalhado com os anúncios do Google Adense.



Como tudo na vida tem uma primeira vez, desenvolvi um portal de conteúdo e então chegou a hora de me aventurar por esse universo, os anúncios do Google.

Como funcionam os Anúncios Automáticos

Fui pesquisar, estudar e entender como funcionam os anúncios do Google, o Google Adsense. Me deparei então com muito conteúdo tratando sobre uma nova modalidade, um novo formato de anúncios, mais simples, prático, inovador, os anúncios automáticos.

Depois de passar por todo o processo da criação da conta, solicitação de aprovação e aprovação (que rende outro post), fui criar os anúncios. Bom, como primeira vez, optei por experimentar o formato automático, pois conforme os enunciados explicativos do Google, tudo é feito de forma “automática” pelo sistema, bastando ao usuário incluir um código no cabeçalho do site.



E é assim mesmo! Basta gerar um código e inseri-lo no cabeçalho (header) de todas páginas do site. No caso do WordPress, por meio de um plugin, se cola o código uma vez e pronto. Fiz isso.

Precisa de uns dias para que a coisa comece a funcionar de forma que se possa entender o que está acontecendo. O sistema se encarrega de analisar sua página e definir quais são as melhores posições para apresentar os anúncios.

Um recurso interessante e que pode ser acessado a qualquer momento, é um simulador onde é possível verificar onde o sistema está considerando mostrar anúncios no seu site. Então, mesmo sendo automático, é possível remover posições que você julgue que não são legais.

Estilo conservador

Como marinheiro de primeira viagem, incluindo anúncios em um site novo, que ainda não construiu sua relevância na web, optei em não poluir muito o visual das páginas e deixar anúncios apenas em posições mais conservadoras.

Beleza, tudo pronto, mas aí começou a dar caca. Percebi que os anúncios começaram a aparecer em posições estranhas, um tanto deslocados, como na capa do site, logo após um título de seção, ou entre as chamadas dos posts mais recentes do sidebar.



Pode ser que você não se importe com isso, pois talvez realmente sejam posições com grandes chances de cliques, mas como disse, para um site novo, considerei muito desagradável um visitante do site se deparar com “pegadinhas” no decorrer do conteúdo, pois é isso que parece, anúncios inseridos meio que camuflados para que o visitante clique sem querer. Eu não gosto quando acesso um site assim, então não quero que o meu site seja assim.

Além disso, também considerei feio! Trabalhei duro para deixar o site bonito e então aparecem um monte de anúncios bagunçando tudo! Não, não quero isso. E entendi então porque acesso tantos sites que são feios, cravejados de anúncios, em todo lugar, um após o outro, no meio do texto, como um campo minado.

O copo transbordou

Então veio a gota d’água: de repente acesso o site e o menu principal, o superior, está enorme, numa altura (height) que não estava correta. Horrível! O que aconteceu? Imaginei de cara que devia ser algo relacionado aos anúncios. Fui para o Adsense, no simulador, para visualizar se tinha anúncio posicionado junto ao menu. Não apareceu nada na simulação. E agora?! Quebrei a cabeça por algumas horas tentando entender onde era a falha!

Depois de algum tempo (perdido) fazendo testes, me dei conta que não tinha outra opção, só podia ser fruto dos anúncios automáticos. Fui ao Adsense novamente e desativei os anúncios automáticos. Pronto! Resolvido! Tudo ao seu lugar novamente.



Ou seja, não se tem qualquer controle sobre o sistema. A simulação do posicionamento dos anúncios não é confiável, pois não mostra tudo e não é precisa também. A inserção dos anúncios no site é aleatória. Enfim, não curti.

Falando sobre os anúncios automáticos do Google Adsense.
Também quero ganhar dinheiro com anúncios.
Imagem por PhotoMIX-Company do Pixabay

Mudando para Blocos de Anúncios

Resolvi então criar os blocos de anúncios. O resultado na minha opinião é bem mais confiável. Você tem controle total. E o trabalho não é tão maior assim. Rapidinho os anúncios estão posicionados nos lugares corretos, que você determina como espaço de propaganda, sem bagunçar seu layout e sem surpresas.

Conforme minhas pesquisas, os anúncios automáticos do Google Adsense vieram para melhorar o desempenho, consequentemente a monetização, mas para isso os usuários tem que ter paciência para esperar que a inteligência artificial do Google aprenda sobre o seu site, sobre o comportamento do seu público, enfim. Pode ser, mas eu neste momento não vou esperar para ver.

Acho a ideia muito interessante e entendo que é o futuro. Talvez precise de mais tempo. Deve melhorar com o tempo e o ganho de conhecimento. Neste momento não quero enfeiar o meu site.

Mantendo os princípios

Entendo que existe um negócio por trás, para o Google e para quem tem o site, mas acredito que não podemos abandonar certo conceitos, como o cliente em primeiro lugar, ou o cliente tem sempre razão, como usabilidade, navegabilidade, enfim, a internet não pode virar apenas um painel de propaganda, de qualquer jeito e sem escrúpulos.

Também quero ganhar dinheiro com anúncios, mas acredito que isso vai acontecer naturalmente se o conteúdo for bom, se a experiência no site for agradável. Os ganhos são consequência da experiência do usuário, do retorno dele para acessar outra publicação. Enfim, é a minha opinião.



Finalmente terminou

Acho que já falei demais. Essa foi a minha experiência com os anúncios automáticos do Google. No momento estou utilizando somente os blocos de anúncios e tudo está sob controle.

Aproveitando, se você ficou curioso sobre de qual site estou falando, acessa lá! É um site de conteúdo, com o propósito de inspirar as pessoas para mudarem seus hábitos em busca de uma vida mais saudável e com qualidade de vida. O site é o EuPOSSOmudar.

Leia também:

Quanto ao plugin que estou utilizando para inserir os blocos de anúncios, é o Ad Inserter. Muito bom. Bem completo e de certa forma fácil de usar. É bom dar uma lida sobre ele antes para entender como funciona.

Deixe seu comentário se tem uma opinião diferente, ou outra experiência com os anúncios automáticos do Google Adsense. Compartilhe.

Obrigado se você leu até aqui.

2 comentários

    1. Pois que fiz uma nova experiência em um novo site e novamente foi ruim, sem controle total sobre as áreas dos anúncios e com quebras de layout. Notei um peso enorme no carregamento assim como você comentou. Com certeza impacta na velocidade do site. O mais engraçado é que depois chegam mensagens do Google Search Console orientando a melhorar a velocidade do site, mas quando o próprio sistema deles afeta a velocidade. Obrigado pela mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.