Temas WordPress grátis

Temas WordPress grátis

Quer baixar temas Premium do WordPress de graça todo mês? Continue lendo que vou te contar como.

Para quem conhece o WordPress sabe que são utilizados “temas” para montagem e layout dos sites. Esses “temas” podem ser baixados do repositório de temas do WordPress, mas na sua grande maioria são versões free bastante limitadas. Quer temas Premium WordPress grátis? Siga a leitura que vou te contar como fazer.

ThemeForest / Envato Market

Quem trabalha com sites conhece a plataforma ThemeForest, que nada mais é do que uma grande loja de conteúdos para sites. Nela é possível acessar uma gama de recursos, entre eles, temas/layouts para sites, sejam WordPress ou não.

O conteúdo disponível, no caso falando especificamente dos temas WordPress, costumam ser de qualidade superior, temas Premium, divididos em muitas categorias para atender praticamente todo tipo de projeto.

Os valores são variados também, com opções mais simples e acessíveis, até temas muito ricos em opções e recursos, e claro, mais caros. Os valores são sempre em dólar americano.

Posso afirmar que comparando com outras plataformas que vendem os mesmos produtos, a ThemeForest tem os preços bem competitivos, normalmente com opções mais em conta na comparação.

Aquisição de temas na ThemeForest

Para aquisição de temas na ThemeForest, é preciso fazer um cadastro, gratuito, e possuir um meio de pagamento que seja internacional, cartão de crédito ou então uma conta no PayPal, que é o meu caso. Existem também outras opções disponíveis.

Como em qualquer loja virtual, escolha o tema desejado, coloque no carrinho e confirme o pagamento. Com a confirmação do pagamento, as instruções e link para download do tema serão enviados para o seu e-mail. A opção de download também estará disponível no site, na sua área de cliente.

Os temas são vendidos com garantia, direito a atualizações de versões permanentes, e suporte técnico por tempo determinado que vai depender de cada desenvolvedor. Observe os prazos para fazer proveito dos mesmos.

Tá, e os temas gratuitos?

Essa é a parte que interessa desta postagem, tratar sobre temas WordPress grátis, temas Premium como informei no início.

A ThemeForest disponibiliza gratuitamente 3 temas Premium WordPress completos todo mês. Isso mesmo! Basta você ter criado a conta no site. Todo mês você faz o login na sua conta e baixa 3 temas gratuitamente!

Os temas WordPress grátis ficam disponíveis nesse endereço.

São temas aleatórios. Podem ser de qualquer categoria, bem simples, como um tema One Page para currículos e portfólios, ou temas gigantes para portais ou revistas. Cada mês uma surpresa. Normalmente independente dos recursos dos temas, costumam ser bem variados e interessantes. Podemos dizer que todos podem ser muito uteis.

Base de temas WP

Veja bem, todo mês você baixa 3 temas Premium WordPress totalmente de graça. No final de 12 meses você tem 36 temas na sua base de temas WordPress, que você pode usar como achar melhor, seja para você ou para seus clientes. Não é incrível!

Eu faço isso faz algum tempo. Descontando alguns meses que esqueci de baixar e alguns temas que descartei, no momento tenho 40 temas guardados.

Vamos aos senões

Claro que é muito importante pontuarmos algumas questões:

  • Por serem disponibilizados gratuitamente, é fornecida uma licença apenas para uso, sem direito a atualizações de versões, garantia ou suporte técnico;
  • O desenvolvedor nem sempre disponibiliza a versão mais recente do tema;
  • Podem ocorrer alguns problemas com o tema por causa da falta de atualizações, por exemplo alguma incompatibilidade com uma nova versão do WordPress. É por conta de quem baixa e instala correr atrás de soluções, já que não tem suporte técnico;
  • A questão da falta de atualizações também pode ser um problema caso não se aproveite o tema logo. Pode ficar muito desatualizado e apresentar problemas logo após a instalação;
  • Todos os temas disponibilizados gratuitamente possuem orientações passo a passo para a instalação, mas se algo ficar confuso ou der errado, igual não será possível pedir ajuda ao suporte técnico. Também é por conta de quem estiver instalando resolver.
Crie sua base de temas Premium WordPress.

Mas vale a pena então?

Na minha opinião sim. Acredito que para quem já tem um pouco de experiência com o WordPress os senões não são um problema. Eu já aproveitei alguns temas que baixei gratuitamente, que estão no ar sem problemas.

Confesso que já tive problemas também. Como disse mais acima, já descartei alguns temas, ou porque deram problema, ou porque acabei não gostando.

Mas pense bem! Os temas são liberados gratuitamente! Se você tem uma base de temas, no caso de um apresentar problema, instale outro!

Experiência própria

Negativa

Tive problema com tema que escolhi para o meu site pessoal. Depois de algum tempo no ar, reparei que o menu da área de personalização do tema não estava carregando mais. Descobri que era uma incompatibilidade com uma nova versão do WordPress. O desenvolvedor provavelmente liberou uma atualização com a correção do bug, mas eu não tinha direito. Tentei encontrar uma solução por conta própria, mas não consegui. Podia voltar para a versão anterior do WordPress, mas resolvi descartar o tema. Optei em fazer testes com o tema padrão WordPress, no momento o Twenty Twenty One.

Positivas

Outros dois sites estão no ar com o aproveitamento dos temas disponibilizados gratuitamente. Já faz algum tempo que estão no ar e até então não apresentaram qualquer problema. São eles o www.petfixe.pt e o www.sissaatelie.com.br.

Também já investi em temas da ThemeForest. Um para um projeto meu, que é o www.eupossomudar.com.br. Outro foi um tema para um escritório de advocacia que indiquei a compra, que é o www.projust.adv.br.

Para outros dois sites eu aproveitei temas gratuitos do repositório do WordPress. Mesmo limitados eram suficientes para o que se precisava. São eles o de uma assessoria de imprensa, o www.usinadenoticias.com.br, e de um clube de carros antigos, o www.clubedochevrolet.com.br.

Tudo depende, mas é bom ter opções

Como foi possível verificar acima, mesmo com os temas disponibilizados gratuitamente não quer dizer que precisam ser aproveitados obrigatoriamente. A escolha do tema depende do projeto e da necessidade do cliente. Quanto mais o tema se ajustar ao que se precisa melhor. Menos trabalho e menos tempo para entregar o projeto.

De qualquer forma é incrível poder criar uma base de temas Premium WordPress grátis, que podem ficar na manga e servirem de opção para novos projetos.


Leia também:


IMAGENS:
Destaque: print de tela do site ThemeForest
Imagem tela com um layout: Por 200 Degress de Pixabay

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile