Categorias
Produção de conteúdo Serviços do Google

Saiba como criar e salvar documentos de texto, planilhas e apresentações de forma online e depois acessar de qualquer dispositivo

É isso mesmo! Acesse seus documentos de texto, planilhas e apresentações de qualquer dispositivo conectado à internet utilizando o Google Docs e Google Drive da sua conta do Google.

Muita gente não sabe disso, mas o Google oferece acesso ao Google Docs de forma gratuita, onde estão disponíveis a criação de documentos de texto, planilhas e apresentações para acessar de qualquer dispositivo, em formatos muito, mas muito mesmo, similares aos populares Word, Excel e Power Point.

Vários dispositivos

Nos dias atuais, com a popularização dos dispositivos móveis, muitas pessoas acessam a internet a partir de vários deles. São smartphones, tablets, notebooks, desktops, televisões, relógios, e sabe-se lá por onde mais, e muitas vezes não basta um de cada.

Diante desta realidade, não é possível mais manter documentos de trabalho, que acessamos frequentemente, exclusivos a um dispositivo apenas. Os documentos têm que estar disponíveis para serem acessados a partir de vários dispositivos e a qualquer momento.

Mobilidade

Outra questão é a mobilidade, pois smartphones, tablets, notebooks e relógios estão por aí, circulando, se movimentando. Por onde passam encontram redes wi-fi disponíveis, e os documentos precisam estar a disposição para uma manutenção ou mesmo consulta.

Documentos na nuvem

Uma forma de resolver a questão da mobilidade é salvar os documentos de texto do Word, planilha do Excel e apresentação do Power Point na nuvem, como por exemplo no Google Drive. A partir daí os documentos podem ser acessados de qualquer lugar como comentamos.

A questão é que nem sempre o dispositivo que vai abrir o documento tem recurso para abrir esses arquivos, pois como pertencem ao pacote do Office, necessariamente precisam do mesmo para serem abertos e editados. Sendo que normalmente precisam ser baixados para então serem editados.

Para uso online, em alguns casos o Google permite a visualização desses documentos sem a possibilidade da edição. Em outros casos aparecerá uma mensagem de que não é possível abrir tal documento.

Se você é assinante do Office, aí a situação é completamente diferente, pois a Microsoft também oferece recursos online e então fica fácil trabalhar com os programas oferecidos por ela, no caso Word, Excel e Power Point.

Mas e se você não quer investir em uma assinatura do Office?

Resolvendo de graça com o Google

Se você não quer investir em uma assinatura do Office, você pode resolver de graça com o Google! Isso mesmo! Basta ter uma conta do Google e pronto, você já tem acesso ao Google Docs e Google Drive.

No Google Docs você encontra versões similares dos programas da Microsoft. Não sabia disso? Pois é verdade! E pode acreditar, são tão bons quanto.

Para utilizar esses programas de forma completamente online, basta estar logado na sua conta do Google, acessar o Google Drive e pronto, você já tem acesso a criação de documentos de texto, planilha ou apresentação.

Logado na sua conta do Google, abra o Drive e clique no botão “Novo”.

Nas opções que aparecerão escolha o tipo de documento que precisa.

E vou te contar mais! Não são apenas esses programas, existem outros que estão lá a sua disposição, como para criação de formulários, mapas, desenhos, sites, scripts, entre outros.

Tudo online

O grande barato aqui é que é tudo online! Você cria os documentos e utiliza de forma online, na nuvem. O salvamento dos documentos é automático enquanto você está trabalhando neles. Depois é só abrir o Google Drive e os documentos estarão lá para você continuar.

Outros recursos interessantes também devem ser considerados, como a possibilidade de compartilhar para os seus contatos. Você pode trabalhar em um documento em conjunto com seus colegas por exemplo. Você também pode vincular um documento as suas tarefas, agenda, assim como todos que estiverem compartilhando podem fazer comentários que ficarão salvos e vinculados ao mesmo.

Similaridade

Outra questão importante que gostaria de ressaltar é a similaridade com os programas mais populares da Microsoft. A funcionalidade é praticamente a mesma, com recursos idênticos ou muito parecidos. Até as cores são as mesmas. Talvez você até esqueça por alguns instantes que está trabalhando online no Google.

Novo Documento de Texto do Google em branco.
Nova Planilha do Google em branco.

Criando e Salvando

O Google oferece também vários recursos em relação a criação e salvamento de arquivos. Você pode criar documentos do zero, a partir de modelos ou em branco, ou mesmo importar seus documentos do Office.

Na hora de salvar, se você quiser, pode também fazer download para vários formatos, inclusive nos formatos do Office. Assim como pode imprimir, salvar como PDF, enfim, da forma que você achar melhor e que atenda suas necessidades.

Leia também:


Se você chegou até aqui é porque a dica sobre documentos de texto, planilhas e apresentações para acessar de qualquer dispositivo foi útil para você, e eu agradeço e fico feliz com isso. Tenho certeza que você vai se surpreender, assim como eu, com os recursos disponíveis no Google Docs atrelado ao Google Drive.

Crédito da imagem:
1 – Imagem destaque: Por 377053 de Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 1 =