Categorias
WordPress

Plugins WordPress essenciais e confiáveis

Trabalhar com o WordPress significa utilizar Plugins para ampliar as funcionalidades do site. Use apenas os realmente necessários e não esqueça de mantê-los atualizados.

Como você já sabe, o WordPress é um CMS (Content Management System), ou em bom português, um “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo”. Sua essência é gerenciar Posts. Nasceu como plataforma para Blogs. Hoje é amplamente utilizado para desenvolver qualquer estilo de site, e para isso se faz necessário acoplar ao WP, Plugins, para que novas funcionalidades sejam possíveis. Confira nessa publicação Plugins WordPress essenciais e confiáveis que todo site vai precisar.

A quantidade de Plugins disponíveis no diretório de plugins do WordPress é absurda. Tem para todo tipo de necessidade, para a mesma necessidade, várias opções. Fique atento! É tentador sair instalando tudo, mas não é uma boa prática e você pode perder o controle.

Tenha um site local com uma base de testes para poder experimentar plugins sem medo. Num site publicado, procure utilizar apenas os plugins extremamente essenciais. Pesquise antes de instalar um para ter certeza que não está perdendo tempo ou se metendo numa roubada. Verifique a quantidade de instalações (popularidade) e a opinião de quem já instalou.

A maioria dos plugins disponibilizam uma versão gratuita, que em muitos casos é suficiente para as necessidades básicas. As vezes mais ou menos básicas, vai depender do desenvolvedor. Pode ser que valia muito a pena investir numa assinatura se o plugin é bom e o que você precisa só está disponível na versão Pro.

Nunca esqueça das atualizações

Outra observação importante! Nunca esqueça de mantê-los atualizados. Fique tranquilo de que os plugins que você usa estão com a última versão ativa, ou seja, mais atual, com todas as correções e mais segura.

Abaixo segue uma relação de Plugins WordPress essenciais e confiáveis, todos testados e utilizados por mim em suas versões gratuitas, que entregam muito, estão sempre sendo atualizados, e nunca apresentaram problemas.

Segurança

Acho que podemos começar pelo o que considero o mais importante. A segurança. Já comece com ações para promover mais segurança ao seu WordPress.

Para segurança indico All in One WP Security. Com esse Plugin é possível fazer de forma fácil e rápida várias configurações de segurança que já vão elevar o seu WordPress a outro nível.

De forma muito tranquila altere o nome do usuário admin, modifique o URL da página de login ao painel, altere as permissões dos arquivos, troque o prefixo das tabelas do bando de dados, ative o firewall básico. Só com essas ações seu site já estará em outro patamar quanto a segurança.

Com o All in One WP Security também é possível fazer backups do banco de dados e colocar o site em modo de manutenção.

Velocidade e desempenho

Um site precisa de performance. São vários os fatores que vão influenciar a velocidade de carregamento das suas páginas. Entre alguns está a hospedagem, a escolha do tema, a quantidade de plugins instalados, entre outros.

Mesmo assim é possível melhorar o desempenho utilizando um plugin de cache. Para essa função indico o LiteSpeed Cache. Para terem uma ideia, ao contratar um plano WordPress na Weblink, esse plugin já é instalado junto com a instalação do WordPress.

Já trabalhei com sites WordPress em outros provedores, sem e com plugins de cache. Posso garantir que esse plugin foi o melhor que utilizei até agora. A diferença é muito grande.

Um detalhe importante é verificar as configurações do provedor de hospedagem após a instalação do plugin. É possível que seja necessário realizar alguma configuração de cache por lá. Se entender que não está funcionando muito bem e não estiver conseguindo resolver, faça contato com o atendimento para que eles te ajudem.

Site em construção ou em manutenção

Quando estamos iniciando um trabalho com site e o domínio já está ativo, será necessário manter uma mensagem de site em construção ou em manutenção para quem visita o URL. Como vimos mais acima, o All in One WP Security pode atender essa necessidade.

De qualquer forma, gosto de utilizar o plugin Coming Soon Page, Under Construction & Maintenance Mode by SeedProd. De forma muita rápida e intuitiva seu URL estará apresentando uma mensagem de site em construção ou em manutenção.

São várias as opções de configurações. Você pode mexer em formatações, cores, incluir imagem de fundo, enfim. Um plugin muito bom, confiável, que vai te atender plenamente.

Formulários

Com o site em desenvolvimento, vai chegar o momento de configurar algum formulário. O principal é o de contato, mas podem surgir outras necessidades. Você pode usar, com certeza, o Contact Form 7. É o mais popular, mais utilizado, e na grande maioria dos casos já vem indicado nos temas como plugin a ser utilizado.

De qualquer forma, de um tempo pra cá, tenho preferido utilizar o WPForms Lite. Na minha opinião é mais fácil de utilizar e de configurar. Com o Contact Form 7 já tive alguns problemas para fazer funcionar o envio de mensagens. Com o WPForms Lite parece tudo mais simples e nunca falha.

SMTP

Dependendo do provedor de hospedagem que você estiver utilizando, e o envio de e-mails pelo site tiver que se autenticado, é muito provável que seja necessário a utilização de um plugin SMTP para que seus formulários funcionem. Um exemplo é a hospedagem da Locaweb.

Para resolver essa questão, o plugin indicado é o WP Mail SMTP, dos mesmos desenvolvedores do WPForms Lite. Com ele fica fácil configurar o envio de e-mail por meio dos formulários disponíveis no site. Normalmente o próprio provedor, como no caso do exemplo a Locaweb, indicam a utilização desse plugin para resolver o envio de mensagens.

Tradução

Você está trabalhando no tema escolhido para o seu site, customizando, está ficando show, mas então se dá conta que tem muitos termos aparecendo em inglês. Seguindo com a nossa relação de Plugins WordPress essenciais e confiáveis, para resolver essa questão de forma muito simples, utilize o plugin Loco Translate.

Com ele você faz a tradução de todo o seu tema, ou pelo menos dos termos que você não consegue alterar manualmente. Inclusive, pode ser que o tema que você escolheu já tenha uma tradução disponível. Aí fica ainda mais fácil. Se não for o caso, você pode criar um novo arquivo de tradução e fazê-la você mesmo, de forma muito tranquila e rápida.

SEO

Se você pretende produzir conteúdo para o seu site WordPress, e a ideia é que esse conteúdo possa ser encontrado mais facilmente pelo Google e outros buscadores, não adianta, o plugin da vez é o Yoast SEO.

Para quem não sabe, SEO (Search Engine Optimization), ou em bom português, “Otimização para Motores ou Mecanismos de Busca”, é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas na formatação de conteúdos preparados para a internet, que tem como objetivo, potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca como Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Com certeza a utilização dessas técnicas, mesmo com a ajuda do plugin, vão aumentar o seu trabalho. Infelizmente não tem como ir contra a maré. Se você quiser ter alguma chance nesse universo, melhor utilizar a ferramenta que quase todos utilizam.

Compartilhamento

Seu site está pronto e você já está produzindo conteúdo para ele, conteúdo de qualidade, utilizando as técnicas de SEO, e que você quer que seja compartilhado na internet, nas redes sociais, por você mesmo ou pelos visitantes do site. Como incluir aqueles botões de compartilhamento? Bom, com mais um plugin é claro. Neste caso, indico o AddToAny Share Buttons.

Utilizo o serviço deles faz bastante tempo, pois é possível se cadastrar no site e manter uma conta onde várias possibilidades estarão disponíveis, como estatísticas de compartilhamentos por exemplo. Pelo site do AddToAny também é possível configurar a barra de botões para serem incorporadas em outros sites que não WordPress.

Acompanhamento e estatísticas

Tudo pronto, tudo funcionando, conteúdo no ar, técnicas de SEO, botões de compartilhamento, e agora você quer saber como andam os acessos e visualizações. Será inevitável a inclusão do seu domínio no Google Analytics e Google Search Console.

Você pode fazer o acompanhamento acessando sua conta do Google, sem problema algum, mas se você quiser ter um resumo, uma prévia, uma forma de verificar informações sobre os acessos ao site, dentro do painel do WordPress, instale o plugin Site Kit by Google, minha última dica de Plugins WordPress essenciais e confiáveis.

Esse plugin foi disponibilizado pelo Google recentemente. Antes era preciso instalar plugins de terceiros que acessavam com sua autorização a sua conta do Google. Isso não é mais necessário. O plugin do Google é muito bom, e estar conectado direto com eles com certeza nos dá mais segurança quanto as nossas informações.


Concluindo

Bom, acredito que esses são os principais Plugins WordPress essenciais e confiáveis para um site poder funcionar com tranquilidade e com as principais funcionalidades. Esses são utilizados por mim em todos os projetos e nunca apresentaram problemas.

Gostaria de deixar claro que não estou ganhando nada para indicá-los, apenas gostaria de compartilhar minhas experiências e passar segurança no uso deles para quem está começando e buscando alternativas para as necessidades apresentadas.

Até a data da postagem dessa publicação todos estavam funcionando perfeitamente. Não me responsabilizo por problemas que possam ocorrer caso você resolva utilizar algum deles no seu projeto. Existem muitas variáveis envolvidas. Cada projeto é único. Depende do provedor, do tema, da associação de plugins, enfim.

Reforço também a observação para que você nunca esqueça de mantê-los sempre atualizados. Faça o acompanhamento e manutenção do seu WordPress diariamente.

Espero ter contribuído de alguma forma. Fico a disposição para trocar informações caso você se interesse. É só fazer contato pelo canais disponíveis no site.


Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =