Você está enfrentando problemas para fazer funcionar um formulário de contato na hospedagem da Locaweb ou Kinghost? Saiba o que está acontecendo e como resolver.
Se você chegou neste post é porque está enfrentando problemas para enviar um formulário de contato em um site hospedado na Locaweb ou Kinghost.
Já passeio por isso várias vezes e vou compartilhar minha experiência aqui.
O que acontece
Falando especificamente de WordPress, já que é com esse CMS que trabalho hoje, provavelmente você configurou seu formulário e até parece que ele funciona, pois ao testá-lo o envio parece normal, inclusive com a mensagem de confirmação de que sua mensagem foi enviada com sucesso, só que o e-mail não chega, não é isso?
O que acontece nessas hospedagens (Locaweb e Kinghost), é que para o envio de formulários de contato se faz necessário fazer o envio autenticado, ou seja, você precisa informar uma conta válida do domínio do site e a senha da mesma para que o envio seja processado.
Sendo assim, mesmo minha experiência se atendo a Locaweb e Kinghost, digo a você que em qualquer outro provedor que exija o envio autenticado a situação será a mesma, e a solução provavelmente também, então siga até o fim da postagem.
Como resolver
Então, sendo no WordPress, a solução está na instalação de um plugin de SMTP, que é onde você vai configurar a autenticação do envio.
Recomendo fortemente a utilização do plugin WP Mail SMTP. Já uso a bastante tempo e sempre resolveu a questão de forma muito tranquila. Inclusive, é o plugin que a própria Locaweb e Kinghost indicam para processar o envio dos formulários.
Configurando
Você vai instalar o plugin normalmente, e após a instalação, vai fazer as configurações necessárias para que os formulários disponíveis no site funcionem, ou seja, cheguem ao destino.
Lembrando aqui, e é fundamental, que para o envio você precisará informar uma conta de e-mail válida do domínio com a sua respectiva senha. Importante: você também precisará informar uma conta do mesmo domínio para receber o e-mail processado. Não vai funcionar se você informar uma conta de outro domínio para receber a mensagem.
A configuração do plugin é bastante fácil. São poucos campos, como o e-mail e nome do remetente, escolher o tipo de serviço que será utilizado, Host do SMTP, se criptografado ou não, porta SMTP, se TLS e Autenticação são ON, o e-mail e a senha para validação.
Como saber os dados para a configuração
Como você vai saber os dados, como porta SMTP, se TLS e Autenticação são ON, se é criptografado ou não. As informações são fornecidas pelos próprios provedores. Ambos tem tutoriais em seus sites com o passo a passo de como configurar, ou seja, fica muito fácil resolver.
Tutorial Locaweb: acesse aqui
Tutorial Kinghost: acesse aqui
Como comentei antes, minha experiência é com esses dois provedores, mas outros podem exigir o envio autenticado. Se for esse o seu caso, procure um tutorial no site do provedor. Se não tiver um disponível, pesquise na internet ou faça contato com o suporte solicitando orientações.
Testando
Após concluir as configurações seguindo as orientações do material de ajuda do provedor, faça um teste de envio. O próprio plugin disponibiliza a opção de teste. Repare no menu a opção “Email Test”. Basta informar um e-mail e optar ou não se o teste pode ser no formato HTML. Feito! Basta clicar em “Send Email”.
Um detalhe: para o teste você pode informar qualquer conta de e-mail, de qualquer domínio.
Formulário funcionando
Se o teste retornar OK no plugin e o e-mail de teste chegar no e-mail indicado, está tudo certo! Pode testar o seu formulário novamente que ele vai chegar desta vez.
Plugin para os formulários
Talvez você tenha instalado um tema WordPress, e a maioria deles sugere a utilização do plugin Contact Form 7. Esse plugin é o mais utilizado por usuários do WordPress. Tudo bem se você já usa e gosta. Sem problema mesmo.
De qualquer forma, aproveito para recomendar fortemente também a utilização do plugin WPForms Lite. É do mesmo desenvolvedor do plugin WP Mail SMTP. Na minha opinião muito mais amigável e fácil de utilizar.
Se você quer dicas de outros plugins WordPress recomendados por mim, acesse a publicação Plugins WordPress essenciais e confiáveis.
Leia também:
- Configurações básicas de segurança no WordPress
- Não esqueça da manutenção do WordPress
- track_errors no PHP 7.3
Espero ter ajudado mais uma vez. Fico a disposição caso queira entrar em contato para solicitar alguma outra dica ou orientação. Temos que nos ajudar! Ajude alguém também!
Abraço e até a próxima publicação.