A decadência de uma empresa chamada Locaweb

Locaweb problemas

Impressionante como uma empresa bem conceituada no mercado pode deixar seus serviços caírem de nível tão drasticamente. Posso falar com propriedade porque tenho muita experiência utilizando os serviços deles. Vou desabafar aqui nesta publicação sobre problemas com a Locaweb para você entender porque da decadência da empresa.

Já gostei muito de trabalhar com a Locaweb, mas hoje em dia infelizmente só consigo me irritar quando tenho que acessar a Central do Cliente. As coisas não funcionam! É uma luta! Irritante demais.

Que bom não ter contratado

Que bom! Mas que bom mesmo que não caí na asneira de contratar um plano deles quando estava decidindo onde ia hospedar o site do projeto EuPOSSOmudar. O mercado brasileiro é tão limitado e inconsistente no quesito hospedagem de sites que por alguns minutos cogitei a possibilidade.

Se você quer entender essa história acesse: Weblink: grata surpresa

Muitos clientes ainda são Locaweb

Infelizmente tenho ainda vários clientes com sites hospedados na Locaweb. Me irritei com eles minutos antes de resolver desabafar nesta publicação, pois em um dos clientes não estava conseguindo acessar via FTP.

Abrimos um chamado às 14h20min do dia em que apresentou o problema. O mesmo foi respondido às 21h29min do dia seguinte, ou seja, mais de 24h depois. Na resposta o atendente informa:

Analisando o problema relatado neste protocolo, será necessário uma ação por parte de nossa equipe que levará um tempo maior, mas que visa realizar a correção efetiva deste problema.

Qualquer novo update sobre este problema, notificaremos você neste protocolo e trabalharemos para a correção o quanto antes.

Atendente Locaweb

A questão é que desde cedo do dia da resposta o FTP já estava normalizado. Provavelmente mais uma instabilidade nos serviços como de rotina. Parece que o atendente não se deu o trabalho de testar antes de responder. Na verdade me parece que a resposta foi apenas para não virar o dia, para ganhar tempo empurrando o caso.

Fui tentar responder o chamado informando que o serviço estava normalizado. Resolvi encerrar o chamado. Fiz a avaliação e comentei o ocorrido. Mas até conseguir foi um drama, pois não funciona! Não carrega! Não acessa! É lento demais! Muito cansativo.

Gira gira sem parar. Um século para carregar.

Esse foi o caso mais recente, mas nos últimos tempos tive outras situações igualmente irritantes.

Plano antigo

Recebi faz alguns meses o contato de um possível cliente. O cliente tem um site todo em Flash. Fiz a avaliação. Ofereci um novo site WordPress. Ao analisar o plano de hospedagem Locaweb dele, verifiquei que era plataforma Windows. Ok! Vou criar um novo site Linux. Não era possível.

Abri um chamado e a resposta foi que o plano era muito antigo e não estava disponível essa opção. O cliente deveria fazer um upgrade. Fui verificar as condições para um upgrade de plano e eram absurdas! Melhor cancelar e contratar outro, mas isso implicava em transtornos quanto a contas de e-mail e um serviço de e-mail marketing.

Expliquei a situação ao cliente. Sugeri que ele tentasse uma negociação com a Locaweb. Ofereci a opção de fazer um novo site sob a plataforma Windows mesmo, HTML e ASP. Acabou que o cliente desistiu. Pelo menos até o momento não resolveu.

Certificado SSL

Estou com outro caso no mínimo delicado. Fiz um novo site WordPress para um cliente. Depois de tudo pronto o cliente me questionou sobre o aviso de não seguro. Expliquei quanto a realidade atual, o certificado SSL.

Na Locaweb, se você quiser contratar o certificado SSL oferecido por eles, provavelmente terá que contratar um IP fixo e o certificado. Tive uma situação recente em que a contratação do IP fixo custaria mais de R$ 200,00 por ano. O certificado SSL custa R$ 120,00 por ano.

É muito dinheiro! Verifiquei que agora estão oferecendo na contratação de um novo plano de hospedagem, 1 ano de certificado SSL grátis, mas depois o valor segue R$ 120,00 por ano. Isso se a escolha for por um dos dois primeiros planos disponíveis. Se optar pelas opções de plano 3 e 4, o certificado será o Wildcard, que o valor anual é de R$ 400,00.

Outros tantos provedores estão oferecendo certificado grátis para um domínio sem prazo, e mesmo na necessidade de compra, valores bem mais acessíveis.

Hospedagem WordPress

Outra situação que verifiquei recentemente, é que vários provedores passaram a oferecer plano de hospedagem específicos para uso do WordPress. Isso é muito interessante, pois já são previstos e preparados vários recursos próprios do WordPress. Na Locaweb ainda não existe essa opção.

Quando optei pela Weblink esse foi um dos motivos que levei em conta, e posso dizer para você que a experiência foi diferenciada.

Na Locaweb apesar de existir um instalador do WordPress, você terá que se preocupar com várias questões antes da instalação, como a criação do banco de dados por exemplo. Na Weblink não precisei fazer nada! Foi tudo automático.

O que me chamou a atenção também foi a diferença de desempenho de um site WordPress hospedado numa e na outra. Na Locaweb é naturalmente lento.

Esclarecendo que não tenho qualquer ligação com a Weblink e não estou ganhando nada para comentar sobre a experiência até aqui com eles.

Problemas com e-mails

Outra situação irritante vivenciada por várias vezes, foi a perda de mensagens de e-mail que de uma hora para a outra simplesmente deixam de chegar.

Tive um cliente, com um site em plataforma Windows, linguagem HTML e ASP, onde os formulários disponíveis no site utilizavam os recursos e configurações Cdosys. Frisando que sempre segui todas as orientações disponíveis no próprio site da Locaweb ( https://ajuda.locaweb.com.br/wiki/cdosys/ ).

Pois é. Tudo estava funcionando normalmente. De repente reparávamos que os por dias nenhum contato chegava. Íamos testar e as mensagem simplesmente não chegavam. Ao enviar tudo certo. Mensagem na tela de confirmação de envio. Mas simplesmente nada chagava.

Indo atrás do problema, drama, muito drama, pois nada se resolve. É só enrolação, respostas evasivas, falsas soluções, explicações sem pé nem cabeça. A questão é que o processamento dos formulários passavam pelos servidores Locaweb e de alguma forma se perdia.

Não foi uma vez apenas que essa situação aconteceu! Foram muitas vezes! O cliente indignado com a possibilidade de ter perdido alguma possibilidade de negócio. No vimos totalmente vulneráveis! Sem controle da situação.

Solução: desistimos do envio de formulários de contato via Locaweb. Criamos um formulário no Google Forms e incorporamos ao site. Nunca mais tivemos problemas.

O sentimento é esse

Então é isso! Esse é o sentimento e a constatação de quem há muito tempo usa dos serviços oferecidos pela empresa, de quem acompanhou a mudança e a queda no padrão e no nível. Hoje não indico e não quero mais trabalhar com a Locaweb.


Crédito da imagem destaque:
Por Anita S. de Pixabay

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