Maintenance Mode WordPress

Maintenance Mode WordPress

Você sabe sobre o Modo de Manutenção do WordPress? Seu site está travado no Modo de Manutenção e você não sabe o que fazer? Vamos resolver isso agora.

O Mode de Manutenção do WordPress (ou Maintenance Mode) é um recurso automático que é habilitado toda vez que o site passa por alguma atualização de plugin, tema ou do próprio WordPress.

Esse recurso é interessante, pois estando ativo, evita que possíveis quebras de layout ou mensagens de erro sejam exibidas aos visitantes do seu site enquanto ele está sendo atualizado.



Enquanto o Modo de Manutenção está ativo, fica aparecendo no endereço do seu site, uma mensagem como a da imagem abaixo avisando que o site está passando por manutenção.

Maintenance Mode WordPress
Mensagem apresentada aos visitantes quando no modo de manutenção ativo.

A mensagem apresentada costuma ser: “Briefly unavailable for scheduled maintenance. Check back in a minute“, ou em português: “Brevemente indisponível para manutenção programada. Verifique novamente em um minuto.”.

Assim que as atualizações são concluídas, automaticamente o Modo de Manutenção é desativado e o site volta a ser carregado normalmente.



Maintenance Mode WordPress travado

O problema que pode ocorrer relacionado ao Maintenance Mode WordPress é quando ele fica travado, ou seja, você não consegue acessar mais o site.

Por que isso acontece?

Normalmente acontece quando existe uma sobrecarga de atualizações solicitadas ao sistema, ou então o provedor está passando por alguma instabilidade e não consegue atender a um pedido de atualização gerando uma falha.

Como devo proceder então?

O ideal ao se fazer atualizações de plugins é ir fazendo uma a uma, devagar, confirmando a atualização de cada um. Não é uma boa ideia começar a clicar em “atualizar agora” em vários plugins. Se existir algum tipo de atraso na resposta por parte do provedor, pode ocorrer algum conflito, uma falha, e o WordPress pode considerar que as atualizações não terminaram ou estão pendentes, o que pode tornar o modo de manutenção permanente.

Se mesmo assim você preferir iniciar a atualização de vários plugins ao mesmo tempo, marque primeiro todos os plugins com atualizações disponíveis e então utilize o recurso “Ação em massa” posicionado no início da relação de plugins instalados. Isso fará com que o WordPress faça as atualizações de forma ordenada minimizando as chances de gerar um conflito com o modo manutenção.

Como resolver Maintenance Mode WordPress travado

Como resolver Maintenance Mode WordPress travado

Se por algum motivo o seu site ficou travado no modo de manutenção do WordPress, não se preocupe! A solução é bastante simples.



Você precisa ter o acesso FTP aos arquivos do seu site, ou então acessar o gerenciador de arquivos no painel de cliente da sua hospedagem.

Com o seu site travado no modo de manutenção, ao visualizar os arquivos que estão na raiz do seu site, você vai reparar a existência de um arquivo com o nome “.maintenance“. Por ser o arquivo com data mais recente, provavelmente estará posicionado na primeira posição.

Para desativar o modo manutenção basta excluir o arquivo “.maintenance“. Isso mesmo! Excluir sem medo! Pronto! O site estará disponível novamente.

Toda vez que são feitas atualizações no site, esse arquivo é gerado e apagado automaticamente pelo WordPress, a não ser quando ocorre a falha e o travamento de que estamos tratando aqui.



Então, toda vez que o seu site ficar travado no modo de manutenção, basta acessar via FTP ou gerenciador de arquivos e excluir o arquivo “.maintenance” novamente.

Modo de manutenção por opção

É possível controlar o modo de manutenção e mantê-lo ativo pelo tempo que desejar, o que é bastante útil no caso de ser necessário realizar atualizações mais pesadas no site que podem comprometer o que é visto pelos visitantes.

Para usar o modo manutenção do próprio WordPress é preciso fazer alterações no código, normalmente editando o arquivo “functions.php”. Sinceramente eu não recomendo esse procedimento.

Utilizando um plugin para colocar o site em modo manutenção

Plugin Coming Soon Page, Maintenance Mode & Landing Pages by SeedProd

Para colocar o site em modo de manutenção, ou “Aguarde! Em breve!”, ou ainda “Site em desenvolvimento”, eu recomendo a utilização de um plugin WordPress.

Já faz algum tempo que utilizo com sucesso o plugin Coming Soon Page, Maintenance Mode & Landing Pages by SeedProd.

É um plugin muito fácil de usar, onde é possível configurar facilmente uma página de espera totalmente personalizada, com muitas opções de formatação, inclusão de imagens, cores, entre outros recursos.




Leia também:


Crédito das imagens:
1 – Imagem destaque: Por artsybee de Pixabay
2 – Imagem com várias placas de sinalização: Por taken de Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − seis =