Categorias
Internet Opinião

Por que as pessoas não respondem mais mensagens?

Você já percebeu que é cada vez mais comum as pessoas não responderem mensagens? Sejam mensagens de e-mail, ou mesmo via aplicativos como WhatsApp ou Telegram, as respostas não vem como você espera. Por que será?

Vivemos um momento complicado da nossa história como humanidade. A partir de agora a vida das pessoas tem que se adaptar a um novo normal. Podemos dizer que são várias as novas formas de se fazer as coisas, e nisso parece que não responder mensagens é mais uma delas. Por que as pessoas não respondem mais mensagens?

Confabulando

Na verdade já faz algum tempo, bem antes da pandemia, que percebi que em muitos momentos e situações diversas, mensagens enviadas, sejam por e-mails ou mesmo por “zaps”, não recebem respostas.

Essa situação sempre me incomodou muito. Sempre pensei que é uma tremenda falta de consideração não dar resposta para uma mensagem, afinal de contas a comunicação exige isso! É uma troca. Não existe comunicação sem a participação de pelo menos duas pontas, de dois interlocutores.

A nova realidade passou a ficar clara quando mensagens variadas, seja com propósito profissional, seja para familiares ou amigos, não importa, em qualquer situação as respostas falham, custam a vir, ou mesmo nunca vem.

Realmente sempre me senti revoltado com isso. Pensava: “- Como pode!? Enviei uma mensagem profissional, que condiciona um retorno, e a pessoa simplesmente não responde! O que está acontecendo? Será que não recebeu? Só pode ser essa a explicação!”. Enviava então uma mensagem de reforço, solicitando uma confirmação do recebimento. Mesmo assim, na maioria dos casos o silêncio permaneceu. Às vezes a confirmação do recebimento vinha, mas a resposta para o texto original não.

Mesma coisa para a família. Como exemplo mais próximo, não foi uma ou duas vezes que enviei mensagens a meus irmãos que nunca receberam resposta. E é família! Não faz sentido não obter uma resposta de um familiar! Qual o motivo de não responder ao irmão? Nem o irmão merece a devida atenção e prioridade!?

Tentando entender

Diante do fato, porque é um fato já, temos que parar e tentar entender o que está acontecendo. Por que as pessoas não respondem mais mensagens? Fui pesquisar e fiquei muito admirado, pois existem muitos textos na web tratando do assunto. Textos de anos atrás! Então não sou só eu e não é coisa recente!

Isso mesmo, não sou só eu que estou reparando ou fazendo essa indagação. Já existem estudos inclusive para tentar desvendar esse comportamento.

Estamos o tempo todo conectados

Uma questão intrigante é o fato de que o mundo de hoje é totalmente conectado! As pessoas passam praticamente o tempo todo com os seus smartphones por perto. Verificam notificações várias e várias vezes ao dia. E porquê então não respondem as mensagens que recebem? Por que as pessoas não respondem mais mensagens?

Em uma pesquisa relatada em um dos textos que li, se verificou que 90% dos proprietários de celulares “freqüentemente” carregam seu telefone com eles, e 76% dizem que desligam o telefone “raramente” ou “nunca”. Em um pequeno estudo de 2015, os jovens adultos verificaram seus telefones uma média de 85 vezes por dia. Sendo assim, é fácil de entender que qualquer mensagem é verificada em pouco tempo após ser recebida.

As condições são fornecidas para que o diálogo exista, ou seja, que exista a troca de mensagens, que a pessoa que faz o contato espere uma resposta quase que instantânea, mas isso acaba não acontecendo.

Para os como eu, essa situação gera descontentamento, ansiedade e vários questionamentos quanto ao motivo da não resposta, o que não é nem um pouco agradável.

No mundo atual vivemos o tempo todo conectados.

Caso de família

Voltando a questão da família, o ocorrido foi com uma das minhas irmã. Estávamos planejando trabalhar em projeto juntos, para estudo, que era criar uma loja virtual fictícia no WordPress utilizando o WooCommerce.

Estávamos há alguns dias conversando sobre o assunto. Já tinha dado nome ao projeto e preparado o ambiente no WordPress para podermos começar a montar tudo. Foi quando então enviei algumas mensagens de áudio a ela via WhatsApp.

Silêncio total. Dias se passaram e ela nem se quer tinha ouvido. Achei muito estranho, pois ela trabalhava numa grande empresa de data center e passava o dia todo utilizando o smartphone.

Semanas se passaram e nada. Fiquei aguardando, de propósito, para ver o que aconteceria, pois imaginei que já que tínhamos combinado um projeto juntos, ela em algum momento me procuraria para seguirmos com o acertado. Nada. Meses se passaram. Ela ainda não tinha ouvido meus áudios e não me procurou.

Bom, nessas alturas eu já havia apagado tudo, pois precisei seguir com outros planos. Deixei pra lá, mas impressionado com o que havia ocorrido.

Muitos meses depois acabei me encontrando com ela. Comentei sobre ela não ter se quer ouvido meus áudios. Ela foi verificar, e eles estavam lá, perdidos em uma infinidade de contatos com bolinhas verdes que ela não tinha lido ainda. Meses, muitos meses depois! Como assim!? Ficou toda sem graça, mas só nos coube rir muito.

Então, no caso em especial, foi pura desorganização da parte dela. Na verdade eu acredito que ela abraçou coisa demais pra fazer, ou atender, e não estava dando conta. Ao mesmo tempo acredito que não estava muito preocupada com dar os devidos retornos, porque pelo o que constatei tinha muita gente ali sem retorno.

Choque de gerações…

Geração Y e Z

Fora o ocorrido com a minha irmã, meus sobrinhos, que são mais novos, também não respondem mensagens. Todos eles! Se a ideia for ter resposta para alguma questão, melhor fazer contato de outra forma. Não adianta nem perder tempo enviando uma mensagem.

Tá aí o que percebo. As geração Y e Z, nascidas em meio a consolidação da internet e dos equipamentos tecnológicos modernos, não carregam a preocupação, ou falando melhor, o protocolo formal da comunicação das gerações anteriores, no caso onde me enquadro.

Para eles é um comportamento normal, sem neura. A postura deles diante das mensagens é outra, o que entendo como parte natural da evolução, das novas formas das relações, do espírito das mídias sociais, da brevidade e do cumulativo das coisas, do fenômeno multitelas.

Para os outros casos, imagino que muitos já estão mais engajados na aceitação e se misturando melhor, tão bem adaptados que já estão se comportando de forma similar.

Aceitação

Para encerrar nossa conversa, minha conclusão diante do exposto e da pergunta principal: por que as pessoas não respondem mais mensagens? É que não adianta ficar brabo, ansioso, ou nervoso com a falta de respostas para mensagens enviadas. Pode parecer errado, estranho, mas é a realidade.

O melhor que se tem a fazer é aprender a conviver com isso, não se estressar, e administrar caso a caso. Nos resta aceitar que os tempos mudam e mudaram, que esse comportamento é fruto de anos de evolução das relações e das tecnologias.

Nos cabe se adaptar e entender que o mundo é dos jovens, e nós, das gerações anteriores (para os como eu que possam estar lendo este texto) temos que tentar acompanhar as transformações da melhor forma possível, se misturando, imitando, e finalmente, relaxando.


Leia também:


Crédito das imagens:
1 – Imagem destaque: Por Edar de Pixabay
2 – Imagem envelope com um @: Por 422737 de Pixabay
3 – Imagem lata com cordão: Por RyanMcGuire de Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + treze =